Campanha Novembro Azul - Thá Engenharia

Campanha Novembro Azul

A prevenção ainda é a melhor forma de cuidar de sua saúde

A Thá Engenharia abraça a campanha Novembro Azul e reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Especialmente este ano, a campanha ocorre em momento de maior isolamento social causado pela pandemia de Covid-19. Neste contexto, tanto especialistas como órgãos da área médica alertam para os riscos da falta de acompanhamento médico e identificação inicial do câncer de próstata.

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

 

O que é câncer de próstata?

Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não melanoma. Estima-se 68.220 mil novos casos da doença no país, em 2018. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.

 

Sintomas e quando procurar um médico

O câncer de próstata pode causar sintomas como sangue na urina ou no sêmen, crescimento benigno das próstata, em que há dificuldade de urinar – ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite – disfunção erétil, dores no quadril e nos ossos. É nesta hora que o homem deve procurar um médico.

Tais sintomas também podem aparecer em estágios mais avançados da doença e, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal. 

 

 Como é feito o diagnóstico de câncer de próstata?

O exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer). A realização de exames é recomendada quando há presença de sinais e sintomas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

 

Como prevenir?

Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Recomendamos:

 

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata é curável em quase 100% dos casos.

 

fontes:

INCA – Instituto Nacional do Câncer

Ministério da Saúde

Coluna do Dr. Dráuzio Varella

Thá Engenharia. Experimente a nossa experiência.