Landmark Batel é referência em sustentabilidade



O Landmark Batel tornou-se um verdadeiro marco da região do Batel, em Curitiba. Construído pela Thá Engenharia para a Partilha Empreendimentos Imobiliários, o edifício é referência em tecnologia e qualidade construtiva, e este ano atingiu a mais alta certificação em sustentabilidade, o selo LEED Green Building Platinum.

Para concretizar esse projeto, a Partilha mobilizou dois grandes players do mercado: o grupo Arquitectonica - que tem sede em Miami e dez escritórios espalhados pelo mundo, incluindo São Paulo e Paris - é quem assina o projeto e a Thá Engenharia - reconhecida nacionalmente em função da sua atuação em obras de varejo, shoppings, indústrias, edifícios, hospitais, ensino e hotelaria - foi a responsável pela construção

Segundo Antonio Carlos Marques Junior, diretor da Partilha Empreendimentos Imobiliários, a escolha pela terceirização da obra teve como fatores determinantes a solidez e a transparência da Thá Engenharia: “Optamos em concentrar nossa atuação na área de desenvolvimento imobiliário. Dentro desta opção, buscamos um fornecedor para a construção no mercado, que entendemos que pudesse trazer forte expertise e segurança ao negócio como um todo. Reconhecemos na Thá Engenharia um consistente track record de projetos, a marca Thá e seu recall junto ao mercado também são importantes e, isto tudo, endossado por algumas referências positivas que ouvimos junto a outros incorporadores clientes da Thá fez com que a escolha fosse tomada”.

O edifício, localizado na Avenida do Batel, a 100 metros do shopping Pátio Batel, foi entregue em 2018, com 2.509 metros quadrados de área e é composto por três subsolos, pavimento térreo com hall e recepção, terraços externos com paisagismo e uma sala de serviço setorial.  Além disso, contém outra sala de serviço setorial no segundo pavimento e os outros oito pavimentos compostos por lajes corporativas dividas em quatro unidades de serviço setorial em cada pavimento.

Para Sergio Padilha, diretor da Partilha Empreendimentos Imobiliários, o engajamento de toda a equipe da Thá Engenharia – desde os executivos até os mestres de obra – e a qualidade dos processos construtivos apresentados durante a execução do Landmark Batel superaram as expectativas. “Notamos o profissionalismo e a integração de toda a equipe, que mostrou muita responsabilidade para concluir uma obra deste padrão. Acreditamos que a Thá Engenharia foi a melhor escolha para a realização do projeto e temos confiança e segurança para contratá-la novamente como fornecedora em novos empreendimentos, no futuro”, comenta.


Soluções inteligentes


Um dos diferenciais do edifício é a solução estrutural adotada, a partir de lajes protendidas, que permite o uso de menos vigas e pilares. Com isso, as salas de serviço setorial não possuem nenhum pilar dentro delas, gerando assim maior aproveitamento do espaço. Essa solução também habilita o edifício a possuir um vão livre maior que lajes convencionais.

A contenção dos subsolos foi construída com paredes diafragma, um tipo de contenção que realiza um “muro” vertical de concreto armado, que proporciona diversas vantagens: ótima adaptação ao projeto arquitetônico, evita modificações no terreno, minimiza o impacto aos vizinhos, reduz a vibração durante o processo de construção - evitando assim danos às estruturas existentes - e o alcance a níveis abaixo da linha do lençol freático. Esta solução também foi importante em função da obra possuir dois imóveis de unidade de interesse de preservação – UIP, compostas por pavimento térreo, pavimento superior e sótão (tombados pelo Patrimônio Histórico), que não devem sofrer abalos pela execução das obras.

O Landmark Batel recebeu ainda uma fachada de cortina (pele de vidro), utilizando vidros de última geração, o low-e, que permite a passagem da luz natural, mas não do calor e que ainda barra as radiações UV/UF.



Certificação


O Landmark Batel tem como conceito o compromisso com o planeta. Prova deste compromisso, é o selo LEED Platinum, o mais alto nível possível de certificação da área, representando menos de 2% dos empreendimentos certificados em todo o mundo. As soluções correspondem à economia de recursos naturais e a introdução de novas tecnologias à obra, reduzindo seu custo operacional e seu impacto ambiental.

Dentre as várias soluções de sustentabilidade, o empreendimento conta com um telhado verde em toda extensão da laje de cobertura.

O edifício Landmark Batel recebeu a certificação LEED Platinum com 88 pontos, a maior pontuação de um LEED CS do Sul e a terceira do Brasil.

Segundo o engenheiro ambiental João Vitor Gallo, da Petinelli, empresa especializada em Soluções em Green Building, é uma grande satisfação certificar a construção realizada pela Thá Engenharia: "Sem dúvida, é um projeto icônico que fechou esse excelente e árduo trabalho de múltiplas mãos de maneira brilhante."