Construção de Centros de Distribuição

Expertise no segmento e soluções adequadas às necessidades de cada cliente

Os Centros de Distribuição e Logística (CDs) são fundamentais na eficiência da distribuição de produtos de diversos setores industriais, varejistas e de serviços. Para atender com qualidade às demandas da rede logística das empresas, essas construções têm características específicas; elas se caracterizam por serem obras de execução rápida e que ocupam grandes áreas.

A estrutura destes empreendimentos pode ser pré-fabricada ou metálica, e a sua cobertura usualmente é metálica. Os CDs possuem pé-direito (altura livre) alto para armazenagem de produtos, e suas modulações são bem espaçadas. Além disso, o piso de um CD deve suportar altas cargas de estocagem, tanto pontual como distribuída, bem como resistirem às cargas e ao tráfego interno de empilhadeiras.

Como são obras com prazos curtos, os métodos construtivos desse tipo de obra são industrializados; a execução de estrutura e cobertura são pré-moldada e/ou metálica.


A qualidade de acabamento e a resistência do piso interno por onde devem circular empilhadeiras são fundamentais para o bom funcionamento do CD.


Dando suporte e apresentando soluções às necessidades de cada cliente, a Thá Engenharia já construiu Centros de Distribuição para empresas de diferentes segmentos do setor produtivo. Dependendo do ramo de atuação, existem características específicas de cada obra. Alguns exemplos são o CD Sonae, localizado em Pinhais, com área de 26.215 m²; os Centros de Distribuição da Maxi Trust, com área de 12.815 m² e, em Taubaté, São Paulo, o CD da Embraer, que conta com 37.200 m². Atualmente, a Thá Engenharia está construindo um CD para Princesa dos Campos Encomendas, em Curitiba.

Tem um projeto e necessita de orientação, orçamento ou
suporte técnico para avançar com seu empreendimento?
Experimente a nossa experiência.
Consulte a Thá Engenharia.



  • A execução deve ser rigorosa e acompanhada de rígidos controles das camadas de suporte, do traço do concreto, do posicionamento das armaduras de aço, das juntas de dilatação e do nivelamento da superfície final. Sua execução é fundamental para a operação do CD e para evitar manutenções, que podem trazer sérios prejuízos pela falta de eficiência plena.Fernando Okraska, Engenheiro de Orçamentos do Grupo Thá